Concurso público da Aleam tem mais de 50 mil inscritos e acontece no dia 14 de dezembro
A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizará, no dia 14 de dezembro, o concurso público que conta com mais de 50 mil pessoas inscritas. O certame está sendo organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e oferece 100 vagas para chamamento imediato, sendo 60 para cargos de nível superior e 40 para nível médio, além de 263 vagas para cadastro reserva.
O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (União Brasil), falou sobre a realização do concurso público e confirmou o início das provas em 14 de dezembro.
“Sim, a data está confirmada. O concurso público da Assembleia Legislativa do Amazonas será realizado no dia 14 de dezembro, conforme já publicado no edital. Temos trabalhado com muita responsabilidade para garantir um processo transparente, seguro e organizado, que ofereça igualdade de condições a todos os candidatos. A Aleam vive um novo momento, e esse concurso é uma das provas do nosso compromisso com a modernização da Casa e com a valorização do serviço público”, afirmou.
Roberto Cidade destacou ainda que a recomendação aos candidatos é simples: manter o foco e a tranquilidade nessa reta final.
“Quem está estudando deve continuar revisando os conteúdos, administrando bem o tempo e descansando”, disse. Ele afirmou que o concurso foi planejado para selecionar profissionais com capacidade técnica e responsabilidade social, já que atuarão diretamente na melhoria dos serviços prestados ao cidadão amazonense.
“Reforço que todas as etapas estão sendo conduzidas com total rigor técnico pela banca organizadora e acompanhadas pela nossa equipe interna. Toda e qualquer atualização será divulgada pelos canais oficiais da Aleam, como temos feito desde o início. No próximo dia 8, a Fundação Getúlio Vargas vai divulgar os locais de prova. O mais importante é que o candidato confie no processo e siga firme. Estamos preparando uma nova geração de servidores que vai ajudar a construir uma Assembleia cada vez mais eficiente, moderna e acessível”, destacou.
As provas
A prova objetiva será aplicada no dia 14 de dezembro, em dois turnos: manhã (8h às 12h) e tarde (15h às 18h). O resultado preliminar da prova objetiva está previsto para 22 de janeiro de 2026, e a prova discursiva será aplicada em 1º de março de 2026.
O último concurso da Aleam havia sido realizado em 2011, organizado pelo Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE), e ofertou 132 vagas.
Cargos disponíveis
O concurso público da Aleam 2025 contempla diversas áreas, entre elas:
Analista de Controle; Assessor Jurídico; Procurador; Administrador; Analista de Redes e Comunicação de Dados; Analista de Sistemas; Assistente Social; Bibliotecário; Cientista Político; Contador; Designer Gráfico; Economista; Educador Físico; Engenheiro Civil; Engenheiro Eletricista; Enfermeiro; Fisioterapeuta; Historiador; Intérprete de Libras e Sinais; Jornalista; Médico (Ginecologista, Cardiologista, Urologista, Endocrinologista e Clínico Geral); Odontólogo; Pedagogo; Psicólogo; Programador; Redator; Assistente Técnico Administrativo; Cinegrafista; Produtor de Imagem; Editor; Fotógrafo; Técnico de Apoio ao Usuário de Computadores; Técnico em Produção Audiovisual; Técnico de Manutenção de Computadores; e Técnico de Rede.
Cronograma do concurso
- 8/12/2025 – Divulgação dos locais de prova
- 14/12/2025 – Prova objetiva e redação (cargos específicos)
- 16/12/2025 – Divulgação do gabarito preliminar
- 17 a 18/12/2025 – Recursos contra o gabarito preliminar
- 22/1/2026 – Gabarito definitivo e resultado preliminar da prova objetiva
- 23 a 26/1/2026 – Recursos contra o resultado preliminar
- 5/2/2026 – Resultado definitivo da prova objetiva e convocação para provas práticas e discursivas
- 1/3/2026 – Prova discursiva (cargos específicos)
