VEJA: Irmãos são presos em menos de 48 horas após explodirem casa lotérica na zona norte de Manaus
Manaus (AM) – As Forças de Segurança do Amazonas prenderam, no domingo (08), dois irmãos, de 19 e 22 anos, suspeitos de envolvimento na explosão e no roubo a uma casa lotérica localizada na zona norte de Manaus.
As prisões ocorreram em menos de 48 horas após o crime e são resultado da atuação integrada da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).

De acordo com a SSP-AM, a identificação e a captura dos suspeitos contaram com o apoio do sistema Paredão, por meio do reconhecimento facial, e da Secretaria de Estado de Inteligência (Seai). O secretário-executivo adjunto de Operações da SSP-AM, André Gomes Ribeiro, destacou a integração entre os órgãos.
“Todo o Sistema de Segurança atuou de forma incansável para dar uma resposta firme à sociedade e ao Estado”, afirmou.
O comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, ressaltou que as equipes atuaram de forma ininterrupta desde o momento do crime, o que possibilitou a rápida prisão dos envolvidos por policiais das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam).
Segundo ele, o resultado foi fruto do trabalho conjunto com a Polícia Civil, que também levantou informações essenciais para a localização dos suspeitos.
A dupla foi encontrada na casa de uma familiar, no bairro Santa Etelvina, zona norte da capital, durante ação conjunta das equipes de Inteligência da Seai e da Rocam. No local, os policiais apreenderam 15 aparelhos celulares, dois tablets e cordões de ouro.
O dinheiro roubado da casa lotérica não foi localizado. À Polícia Militar, os irmãos relataram que o valor foi utilizado para quitar uma dívida com traficantes.
As investigações da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd) apontaram que os suspeitos utilizaram um artefato explosivo de fabricação caseira para cometer o crime. Segundo o delegado-geral da Polícia Civil do Amazonas, Bruno Fraga, os irmãos afirmaram ter aprendido a confeccionar o explosivo assistindo a filmes.
Ele destacou ainda que um dos jovens já possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo.
Os suspeitos, identificados como Jociney de Matos Cruz, de 19 anos, e Miguel Augusto Cruz de Souza Junior, de 22 anos, foram autuados em flagrante por roubo com utilização de explosivos e encaminhados à Derfd, onde permanecem à disposição da Justiça.
As investigações seguem para esclarecer todos os detalhes da ação.
