Operação eleições 2024: SSP-AM ativa sistema integrado para acompanhar o 1º turno no estado
A partir das 6h deste domingo (6), a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) ativa o Sistema Integrado de Coordenação, Comunicação, Comando e Controle (SIC-4) para acompanhar o primeiro turno das eleições municipais. A operação conta com a participação de 32 órgãos das esferas federal, estadual e municipal, sendo monitorada pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
A Operação Eleições 2024 é coordenada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) e, conforme destacou o secretário da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), coronel Almir Cavalcante, todas as ações são monitoradas em tempo real para garantir a segurança do pleito. “Todas as entidades estarão aqui presentes para assegurar um pleito seguro”, afirmou.
Estrutura de Segurança
A SSP-AM mobiliza mais de 3.215 policiais civis e militares, além de efetivos do Corpo de Bombeiros, para garantir a segurança nos 62 municípios do Amazonas. Esse trabalho será realizado em conjunto com as Forças Armadas, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional.
Participação de Órgãos Integrados
Além dos órgãos ligados à SSP-AM, a operação envolve a Polícia Federal (PF/AM), Polícia Rodoviária Federal (PRF/AM), Comando Militar da Amazônia (CMA), representantes do TRE-AM, e várias secretarias estaduais e municipais, incluindo Saúde e Educação.
Cessão de Escolas
Mais de 480 escolas da rede estadual estão cedidas para a Justiça Eleitoral, com as atividades suspensas na sexta-feira (4) e retorno programado para segunda-feira (7). A lista das escolas pode ser consultada no site do TRE-AM.
Saúde em Alerta
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informa que as 25 unidades de urgência e emergência de Manaus funcionarão normalmente durante o domingo, garantindo atendimento à população, com a operação de hospitais, maternidades e unidades de pronto atendimento.
Com a mobilização em larga escala, as autoridades buscam assegurar um processo eleitoral tranquilo e seguro em todo o Amazonas.
