Brasil

Anatel notifica operadoras para desbloqueio da rede social X

Na manhã desta quarta-feira (9), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) iniciou o processo de notificação das operadoras de internet para o desbloqueio da rede social X, em cumprimento à decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A plataforma, que ficou suspensa por 39 dias, foi liberada após o pagamento de R$ 28,6 milhões em multas e a adoção de medidas judiciais exigidas.

O bloqueio da rede social ocorreu em agosto deste ano, motivado pelo descumprimento de ordens que exigiam a remoção de conteúdos inadequados e a nomeação de um representante legal no Brasil. A situação foi regularizada após a indicação de uma representante e o pagamento das penalidades impostas.

A Anatel destacou que as mais de 20 mil operadoras no Brasil devem agora implementar as medidas técnicas necessárias para restabelecer o acesso à plataforma. A crise entre o STF e a rede social, que pertence a Elon Musk, teve início no primeiro semestre de 2023, em razão de sucessivas violações de decisões judiciais por parte do serviço.

Com a liberação, espera-se que os usuários possam retomar o uso normal da plataforma, encerrando um período de incertezas e restrições no acesso ao X.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *