Política

Denúncia de Fraude Eleitoral Ameaça Mandatos de Três Vereadores em Manaus

Uma denúncia de fraude eleitoral que resultou na cassação do mandato do vereador Antônio Peixoto pode agora fazer mais três vítimas na Câmara Municipal de Manaus (CMM). De acordo com o advogado Iuri Albuquerque, responsável por parte dos processos contra os vereadores, Ivo Neto, Joelson Silva e Dione Carvalho, todos do partido Patriota, correm o risco de perderem seus mandatos devido a alegações de candidaturas fantasmas utilizadas para cumprir a cota de gênero exigida pela legislação eleitoral.

Segundo Albuquerque, o recurso contra o Partido Patriota está pronto para ser julgado, porém, por três vezes, foi retirado de pauta pelo relator do processo, o juiz Fabrício Frota Marques.

“Se for conhecida e julgada procedente, três vereadores serão cassados. Toda a votação do Patriota é anulada se a fraude à cota for reconhecida, e então a Justiça Eleitoral realiza uma nova contagem de votos sem considerar os votos do Patriota, o que poderá eleger novos representantes”, explicou o advogado.

Caso o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) aceite a denúncia contra o Patriota, Dione, Ivo e Joelson poderão perder seus mandatos pelo mesmo motivo que levou à cassação do ex-vereador Peixoto. Isso abriria espaço para os suplentes assumirem os cargos, sendo eles o Delegado João Tayah (PT), Professor Ali Assi (PSB) e Coronel Rosses (PRTB).

Antônio Peixoto foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) após uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) que apontava fraude à cota de gênero de sua legenda partidária. Como resultado, seus votos foram anulados e uma recontagem foi realizada, levando à recondução para o cargo do atual vereador Isaac Tayah.

Fonte: O Abutre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *