Brasil

Bicho-preguiça é encontrado carbonizado após incêndio em reserva no Rio de Janeiro

Neste sábado, 14 de setembro, um bicho-preguiça carbonizado foi encontrado pelos bombeiros após um incêndio na Baixada Fluminense, na região de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. O animal foi resgatado por brigadistas do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) que atuaram na área afetada pela queimada.

O incêndio, que atingiu a Reserva Biológica do Tinguá, destruiu aproximadamente 2 hectares da área. Esta reserva abrange partes dos municípios de Petrópolis, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Miguel Pereira. O ICMBio identificou a queimada como criminosa, mas ainda não foram encontrados suspeitos.

Os esforços de combate ao incêndio contaram com a colaboração dos agentes do ICMBio e dos Guarda-Parques do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). No momento, apenas a Área de Proteção Ambiental de Petrópolis e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos enfrentam incêndios ativos.

O clima seco tem contribuído para a proliferação de focos de incêndio nas reservas e áreas de mata do estado. Atualmente, o Corpo de Bombeiros do RJ está lidando com 17 ocorrências de incêndios. Nos últimos três dias, 1.245 dos 1.264 focos registrados foram extintos. Em resposta à crise, o governo estadual criou um gabinete de gestão para monitorar e combater os incêndios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *