Bolsonaro pede autorização do STF para fazer procedimento médico
O ex-presidente Jair Bolsonaro solicitou ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, permissão para um procedimento médico no próximo domingo (14). O tratamento seria realizado no Hospital DF Star, em Brasília.
No pedido, Bolsonaro, que está em prisão domiciliar, anexou um relatório médico que indica a necessidade de um procedimento na pele, com previsão de alta no mesmo dia.
Contexto da Prisão Domiciliar e Investigações
Moraes decretou a prisão domiciliar de Bolsonaro em 4 de agosto, restringindo as visitas e monitorando-o por meio de uma tornozeleira eletrônica. A decisão foi tomada após o ministro entender que o ex-presidente utilizou as redes sociais dos filhos para contornar a proibição de uso de suas próprias contas, burlando uma determinação judicial.
As medidas cautelares estão inseridas no inquérito que investiga o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente. Eduardo é investigado por sua suposta atuação junto ao governo dos Estados Unidos para promover medidas de retaliação contra o governo brasileiro e ministros do STF.
Em março deste ano, o deputado pediu licença de seu mandato e mudou-se para os Estados Unidos, alegando perseguição política. O ex-presidente, por sua vez, é investigado neste processo por supostamente enviar recursos via Pix para custear a estadia do filho no exterior.
Bolsonaro também é réu em uma ação penal sobre a suposta trama golpista, cujo julgamento deve ser finalizado na sexta-feira (12) no STF.