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Ageman aplica novas multas à Águas de Manaus por falhas na recomposição asfáltica

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) aplicou, na quarta-feira (19/3), duas novas multas à concessionária Águas de Manaus, somando R$ 511,5 mil. As penalidades foram motivadas pela má qualidade na recomposição asfáltica de vias que receberam obras de implantação de novas redes de esgotamento sanitário.

De acordo com a Ageman, as irregularidades foram constatadas durante vistorias nos bairros Adrianópolis, na zona Centro-Sul, e Lírio do Vale, na zona Centro-Oeste.

Ainda em fevereiro, a concessionária foi notificada para corrigir os problemas apontados pela fiscalização. No entanto, as falhas persistiram, impactando o trânsito nas principais ruas e avenidas dessas regiões.

Em apenas dois bairros — Adrianópolis e Lírio do Vale —, mais de 15 ruas apresentaram problemas no pavimento. Entre as principais falhas identificadas estão fissuras no asfalto, afundamento do solo e ausência de recomposição adequada.

Na semana passada, a Águas de Manaus já havia sido multada pelo mesmo motivo em outras localidades, incluindo os bairros São Jorge, na zona Oeste, além de Cidade Nova e o conjunto Oswaldo Frota, ambos na zona Norte da capital.

“Estamos nas ruas diariamente fiscalizando tanto a implantação das novas redes de esgoto quanto os reparos de vazamentos. Se a empresa não executar os serviços com qualidade, será notificada e multada. A excelência na prestação do serviço é uma exigência do contrato de concessão”, afirmou o diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade.

A agência reguladora tem cobrado da concessionária um monitoramento contínuo e mais rigor nas fiscalizações internas, para evitar retrabalhos e prejuízos à mobilidade urbana. As obras, segundo a Ageman, devem seguir os padrões técnicos estabelecidos no “Manual de Procedimentos para recuperação das vias que sofreram intervenção das concessionárias de serviços públicos”, da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).

“Não queremos que a empresa precise refazer o serviço várias vezes, pois isso impacta diretamente a mobilidade e causa transtornos para motoristas e moradores. O que buscamos é a execução de um serviço de qualidade já na primeira intervenção”, reforçou Andrade.

A Águas de Manaus tem 30 dias para efetuar o pagamento da multa ou 15 dias para apresentar recurso administrativo.

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