Cidade

Sem aviso, Prefeitura de Manaus autoriza aumento de 12,7% na conta de água

A Prefeitura de Manaus autorizou um reajuste de 12,7% na tarifa de água, que já está sendo aplicado nas contas de fevereiro de 2025. Este é o segundo maior aumento nos últimos seis anos. A decisão foi tomada sem divulgação pública, afetando mais de dois milhões de moradores da capital amazonense.

No site da concessionária Águas de Manaus, o reajuste previsto para janeiro é mencionado, porém as informações sobre as faixas de consumo estão apresentadas de forma que dificulta a compreensão dos novos valores pelos consumidores.

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados de Manaus (Ageman), responsável por fiscalizar e autorizar o reajuste, não disponibilizou documentos relacionados à autorização em seu portal oficial. Os últimos relatórios na seção de transparência datam de 2021. Até o momento, não houve esclarecimentos por parte da Ageman, da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) ou do prefeito David Almeida (Avante).

Em nota, a Águas de Manaus afirmou que as correções tarifárias anuais estão previstas no contrato de concessão e são essenciais para garantir a execução de investimentos. A empresa destacou que, desde 2018, os investimentos realizados asseguraram a universalização do serviço de água e a ampliação dos índices de esgotamento sanitário na cidade, com a meta de alcançar 90% de cobertura em menos de dez anos. Além disso, mais de 600 mil pessoas são beneficiadas por programas que oferecem descontos à população em situação de vulnerabilidade social.

A concessionária ressaltou que o litro da água tratada continua custando R$ 0,0006, mantendo-se como o serviço essencial mais acessível em Manaus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *