Sabá Reis firma contrato milionário com empresa investigada pela PF
O secretário municipal de Limpeza Urbana, Sabá Reis, celebrou um contrato de R$ 114.827.999,88 com a MURB Manutenção e Serviços Urbanos Ltda., empresa que está sob investigação da Polícia Federal. Publicado no Diário Oficial do Município (DOM) no dia 31 de outubro, o contrato destina-se a serviços de conservação e limpeza urbana em vias e espaços públicos da cidade.
Desse valor total, R$ 7.974.166,66 já foram repassados à empresa, com o restante a ser liberado ao longo dos 12 meses de vigência do contrato, que iniciou em 3 de outubro deste ano. A contratação sem licitação chamou atenção devido aos critérios de seleção, uma vez que a MURB está envolvida na Operação Dente de Marfim, deflagrada pela Polícia Federal em 2023, que investigou práticas ilícitas na Semulsp e a empresa Mamute Conservação, incluindo pagamentos indevidos e trocas de favores, com Sabá Reis também citado.
Além disso, a MURB foi acusada de financiar um evento de apoio à candidatura de Daniel Almeida para deputado estadual em 2022. Em 2011, conforme levantamento do Radar Amazônico, os donos da MURB, também proprietários da Arganorte Indústria e Comércio, foram investigados por superfaturamento na merenda escolar fornecida à Prefeitura de Manaus e tiveram bens bloqueados pela Justiça Federal.
O caso tem gerado críticas sobre a transparência e os critérios na contratação de serviços públicos e levanta questionamentos sobre a escolha de uma empresa investigada para um contrato de valor tão significativo.