Manaus relembra acidente que tirou a vida de 16 pessoas na avenida Djalma Batista; Trajédia completa 10 anos
Nesta quinta-feira, 28 de março de 2024, completa-se uma década de uma das mais trágicas ocorrências de trânsito na história de Manaus. Há exatos 10 anos, um acidente envolvendo um caminhão e um micro-ônibus do transporte Executivo ceifou a vida de 16 pessoas na movimentada avenida Djalma Batista, um dos principais corredores viários da capital amazonense.
O fatídico evento, ocorrido em uma sexta-feira, por volta das 19h40, durante o horário de pico, deixou a cidade em choque. Entre as vítimas, além dos motoristas dos veículos envolvidos, estavam uma criança e uma grávida. Médicos tentaram realizar o parto emergencialmente, mas o bebê também não resistiu.






Na ocasião, a cidade de Manaus decretou luto oficial de três dias em memória das vítimas, cujas vidas foram abruptamente interrompidas naquela triste noite.
Atualmente, a tragédia é lembrada por meio de um memorial localizado sob o viaduto Ayrton Senna e também pelo Complexo Viário 28 de Março, na avenida Torquato Tapajós, cujo nome é uma homenagem às pessoas que perderam suas vidas naquele fatídico dia.
O acidente ocorreu quando um caminhão, que prestava serviços terceirizados para a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), perdeu o controle do veículo no sentido centro da avenida Djalma Batista. O caminhão atravessou o meio-fio e invadiu a contramão, colidindo frontalmente com o micro-ônibus da linha 825.
Testemunhas oculares relataram que o micro-ônibus encontrava-se lotado, com muitos passageiros em pé no interior do veículo, exacerbando a gravidade do acidente.
Passada uma década, Manaus relembra esse trágico evento, reforçando a importância da segurança viária e da prevenção de acidentes no trânsito da cidade.