Mundo

Argentina aciona protocolo de emergência após suspeita de Mpox em tripulante de navio que partiu do Brasil

Na noite desta terça-feira (20/8), o Ministério da Saúde da Argentina ativou um protocolo de emergência após identificar um tripulante de um navio com sintomas suspeitos de mpox. O tripulante, um cidadão indiano, apresenta lesões cutâneas no tronco e no rosto. Ele foi isolado da tripulação e aguarda o resultado de exames.

O homem faz parte da equipe do navio Ina-Lotte, de bandeira liberiana, que partiu do porto de Santos, em São Paulo, com destino ao porto de Puerto San Lorenzo, na província de Santa Fe, na Argentina. O navio saiu do Atlântico Norte em 12 de julho, após escalas em portos na Rússia e na Holanda, e navegou ao largo da França, Noruega e Reino Unido. Chegou ao Brasil no dia 26 de julho, onde permaneceu por cerca de nove dias antes de seguir para a Argentina, passando pela costa do Uruguai.

Em resposta à situação, o Ministério da Saúde argentino enviará equipes de médicos e profissionais de saúde para examinar toda a tripulação do Ina-Lotte. Enquanto os resultados dos exames não são concluídos, todos a bordo serão mantidos em quarentena e não poderão desembarcar.

A preocupação do governo argentino é com a possível chegada de uma nova variante do vírus mpox, especialmente após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar a mpox uma emergência de saúde pública global em 14 de agosto, devido ao aumento significativo de casos na República Democrática do Congo e países vizinhos, além de registros recentes na Suécia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *