FBI investiga suposta tentativa de assassinato contra Donald Trump
Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos e atual candidato à presidência, foi alvo de um possível atentado no Trump International Golf Course, em West Palm Beach, Flórida, neste domingo. O FBI descreveu o incidente como uma tentativa de assassinato, marcando o segundo ataque contra o republicano em menos de dois meses.
O episódio ocorreu por volta das 13h30 (horário local), quando Trump jogava golfe com um amigo entre os buracos 5 e 6 do campo. Agentes do Serviço Secreto identificaram um rifle com mira escondido em arbustos próximos e dispararam contra o suspeito, que estava do lado de fora da cerca que delimita o campo. A arma, com capacidade de atingir Trump a cerca de 450 metros, foi abandonada pelo suspeito, que fugiu em um veículo.
Uma testemunha conseguiu fotografar o carro e alertou a polícia, que interceptou e prendeu o suspeito minutos depois. Durante a operação, foram encontradas duas sacolas e uma câmera GoPro, sugerindo que o ato pode ter sido registrado.
Trump foi rapidamente levado para a segurança da sede do clube em um carrinho de golfe. Em suas redes sociais, o ex-presidente garantiu sua segurança: “Tiros na minha vizinhança, mas, antes que os rumores comecem a sair do controle, eu queria que você ouvisse isso primeiro: EU ESTOU SEGURO E BEM!”, escreveu Trump, enfatizando: “Eu NUNCA me renderei.”
A investigação está sendo conduzida pelo FBI e pelo Serviço Secreto, que recentemente enfrentou críticas por falhas de segurança em outro atentado contra Trump, ocorrido há dois meses durante um comício na Pensilvânia. O chefe de comunicação do Serviço Secreto, Anthony Gugliemi, confirmou que o incidente é tratado como um “incidente de proteção” e que a investigação está em andamento. A porta-voz do Gabinete do Xerife do Condado de Palm Beach, Teri Barbera, também confirmou o tiroteio nas dependências do campo de golfe.
O caso continua sendo investigado, com as autoridades trabalhando para determinar as motivações por trás do ataque.
