Governo do Amazonas lança programa de R$ 2,4 milhões para impulsionar pesquisa no interior
MANAUS — O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), anunciou a abertura das inscrições para o Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica no Amazonas – Painter: Ciência, Floresta e Cidadania. A iniciativa, que conta com um investimento de R$ 2,4 milhões, busca fomentar a pesquisa e a inovação com foco em soluções sustentáveis e apropriadas para as realidades do interior do estado.
O edital nº 013/2025 é o primeiro do tipo e tem como objetivo principal incentivar a participação de pesquisadores, mestres e doutores em projetos que valorizem os saberes tradicionais, promovam a soberania alimentar, o manejo sustentável, a saúde, a educação, a bioeconomia e a inclusão digital nas comunidades locais.
A Fapeam estima que o programa irá apoiar até 20 propostas, com recursos destinados a despesas de custeio e bolsas para os pesquisadores. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até as 17h (horário de Manaus) do dia 10 de outubro de 2025.
Os projetos devem estar alinhados a um dos seguintes temas:
- Soberania Alimentar e Desenvolvimento Sustentável
- Manejo Sustentável e Bioeconomia
- Saúde
- Educação
- Ciência Colaborativa
- Tecnologias Digitais para o Desenvolvimento Regional
A divulgação dos resultados está prevista para março de 2026, com a contratação das propostas aprovadas a partir de abril.
Como participar
Pesquisadores interessados devem submeter suas propostas por meio do Sistema de Gestão da Informação da Fapeam (SigFapeam), disponível no endereço eletrônico: http://www.fapeam.am.gov.br. É necessário ter um cadastro prévio na plataforma para acessar o formulário online.
Dúvidas e informações adicionais podem ser obtidas enviando uma mensagem eletrônica para deap@fapeam.am.gov.br. Mais detalhes sobre os critérios de elegibilidade estão disponíveis no site da Fapeam.