Ministério da Justiça prorroga presença da Força Nacional no Amazonas para combate a incêndios
O Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou a prorrogação do prazo de permanência da Força Nacional no estado do Amazonas até 14 de dezembro, com o objetivo de intensificar o combate aos incêndios florestais. As ações terão foco nos municípios de Humaitá, Apuí, Boca do Acre, Lábrea e Novo Aripuanã.
No início de setembro, o ministério convocou mais 150 bombeiros da Força Nacional para auxiliar no enfrentamento dos incêndios na Amazônia Legal. A medida foi uma resposta à determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, que solicitou a convocação imediata de mais profissionais para combater as queimadas que afligem a região.
A decisão de prorrogar a atuação da Força Nacional ocorre no contexto de uma audiência de conciliação no STF, parte de um processo que discute as ações do governo federal para enfrentar as queimadas no Pantanal e na Amazônia. A expectativa é que a presença reforçada dos bombeiros contribua para a mitigação dos danos ambientais e a proteção dos ecossistemas locais.