Mundo

Operação Xeque-Mate desarticula núcleo de comando do crime organizado no Amazonas

MANAUS/AM – A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Amazonas (FICCO/AM) deflagrou, nesta segunda-feira (6), a Operação Xeque-Mate, com o objetivo de desarticular o principal núcleo de comando do crime organizado no estado. A ação é um desdobramento de operações anteriores, como a Torre.

Durante a operação, foram cumpridos cinco mandados de prisão e cinco de busca e apreensão, nas cidades de Manaus (AM) e Guarujá (SP). O poder judiciário também determinou o sequestro de bens avaliados em R$ 122 milhões.

As investigações, que duraram meses, revelaram um complexo esquema de lavagem de dinheiro. De acordo com a FICCO/AM, um dos líderes do grupo comandava as atividades mesmo estando foragido na Colômbia, sob identidade falsa. Ele foi identificado como proprietário de parte de um carregamento de mais de duas toneladas de drogas apreendidas em Manaus, em setembro de 2024.

Para ocultar os lucros do tráfico, a organização utilizava “laranjas”, empresas de fachada e um sofisticado mecanismo financeiro que envolvia fintechs e estruturas paralelas de pagamento. As transações eram realizadas por aplicativos, o que facilitava as movimentações com menor fiscalização, misturando valores ilegais a operações legítimas.

Estima-se que mais de R$ 122 milhões tenham circulado por essa rede. Parte do dinheiro era convertida em criptomoedas e enviada para o exterior, especialmente para a Colômbia, para pagar fornecedores de entorpecentes.

A localização dos alvos contou com apoio estratégico da Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência (SEAI/AM) e com a colaboração de autoridades policiais colombianas.

A FICCO/AM é uma força-tarefa composta por Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Militar do Amazonas, entre outros órgãos, com foco no combate ao crime organizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *