Mundo

Tensões Diplomáticas Entre Brasil e Israel: Lula é Declarado “Persona Non Grata” após Comentários Polêmicos

Em meio a uma escalada de tensões diplomáticas, o governo de Israel declarou o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva como “persona non grata” nesta segunda-feira (19). A decisão veio após Lula comparar as ações de Israel na Faixa de Gaza ao extermínio de judeus durante a Segunda Guerra Mundial, durante uma entrevista na Etiópia.

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, anunciou a medida nas redes sociais, afirmando que Lula permanecerá indesejado em Israel até que peça desculpas e se retrate. Katz considerou a comparação feita pelo ex-presidente como um grave ataque antissemita, profanando a memória do Holocausto.

As tensões se intensificaram quando Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, anunciou no domingo (18) a convocação do embaixador brasileiro para uma reunião em resposta aos comentários de Lula. Netanyahu alegou que a afirmação banalizou o Holocausto, ultrapassando uma linha vermelha.

Lula, durante a entrevista em Adis Abeba, classificou a resposta de Israel na Faixa de Gaza como “genocídio” e “chacina”, comparando-a ao extermínio de judeus pelos nazistas. A situação levou a uma reação imediata por parte do governo israelense.

Mais de 24 mil pessoas já perderam a vida no conflito na Faixa de Gaza, iniciado em outubro de 2023. O termo “persona non grata” é explicado como um instrumento jurídico utilizado nas relações internacionais para indicar que um representante oficial estrangeiro não é mais bem-vindo, conforme a Convenção de Viena sobre relações diplomáticas.

O agravamento das tensões diplomáticas entre Brasil e Israel, desencadeadas pelos comentários controversos e a declaração de Lula como “persona non grata” refletem não apenas a gravidade do desentendimento, mas também a sensibilidade em torno das relações entre nações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *