Caso Hering: Policial Condenado a 28 Anos de Prisão por Morte de Adolescente
Hoje, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) proferiu a sentença no caso do adolescente Hering Silva Oliveira, de 15 anos, que foi morto por disparos de arma de fogo durante uma ocorrência policial no bairro Santo Antônio, em 2018. Os réus, os policiais militares Erivelton de Oliveira Hermes, Marcelino Brito de Freitas e Ivanildo Rosas de Oliveira, foram julgados.
O promotor de Justiça, Flávio Mota Morais, representante do Ministério Público Estadual no Amazonas (MP-AM), sustentou a tese de condenação dos militares. Por outro lado, os advogados Fabiano Cortez Negreiros, Christian Araújo de Souza e Eguinaldo Moura defenderam a inocência dos réus e, em caso de condenação, a pena mínima.
O adolescente Hering foi atingido por disparos nas costas em outubro de 2018. Na época, moradores acusaram a guarnição da 5ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) pelos tiros. O TJAM determinou a prisão preventiva dos policiais militares Erivelton de Oliveira Hermes e Francisco Adson Bezerra Rocha por envolvimento no homicídio de Hering. A versão apresentada pelos policiais, alegando que Hering teria reagido à ação policial, foi refutada por um exame de pólvora nas mãos da vítima.
O julgamento ocorreu hoje, e a decisão foi de condenação para Erivelton de Oliveira Hermes, que recebeu uma pena de 28 anos de prisão. Outros dois policiais foram absolvidos do crime.