Corpos de vítimas de queda de aeronave são encontrados em Manicoré
As autoridades confirmaram a localização dos destroços da aeronave de matrícula PT-JCZ, desaparecida desde 20 de dezembro de 2024, em uma área de floresta próxima à comunidade Boca do Rio, a cerca de 7 km de Manicoré, no Amazonas. Infelizmente, foram encontradas duas vítimas fatais no local: o piloto Rodrigo Boer Machado, de 29 anos, natural de Fernandópolis (SP), e o passageiro Breno Braga Leite.
Detalhes do Acidente:
- Desaparecimento: O avião desapareceu na sexta-feira, 20 de dezembro, por volta das 8h, após moradores locais relatarem um som estranho seguido de um forte estrondo.
- Buscas: As operações de busca iniciaram no sábado, 21 de dezembro, conduzidas pela Força Aérea Brasileira (FAB), que utilizou as aeronaves SC-105 Amazonas e H-60 Black Hawk, cobrindo uma área de aproximadamente 2.594 km². As buscas contaram também com o apoio da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, incluindo equipes com cães farejadores.
- Localização dos Destroços: Os destroços foram encontrados na tarde de quarta-feira, 25 de dezembro, em uma área de difícil acesso na floresta, a cerca de dois quilômetros da Comunidade Bom Jesus, na estrada Igarapé Grande. Mateiros locais localizaram o local por volta das 13h e acionaram as equipes de resgate, que chegaram cerca de duas horas depois.
Investigações:
A investigação sobre as causas do acidente está sob a responsabilidade do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII), com o apoio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). Até o momento, não foram divulgadas informações sobre as possíveis causas da queda da aeronave.
NOTA SOBRE ACIDENTE AÉREO EM MANICORÉ
O Governo do Amazonas informa que equipes da Polícia Civil (PC-AM), Polícia Militar (PM-AM), Corpo de Bombeiros (CBMA) e brigadistas do município de Manicoré (a 332 quilômetros de Manaus), localizaram os corpos de Breno Braga Leite e Rodrigo Boer Machado, de 28 e 29 anos, respectivamente, vítimas da queda de uma aeronave, ocorrida na sexta-feira (20/12), em uma comunidade do município.
Os corpos foram encontrados em uma área de mata, entre os destroços do avião, e foram levados ao hospital da cidade, para a realização do trabalho de identificação. A investigação das causas do acidente será conduzida pelo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa).
As autoridades continuam trabalhando para esclarecer os detalhes do acidente e fornecer respostas às famílias das vítimas e à sociedade.