Polícia

PF deflagra operação que mira aliciadores e financiadores do tráfico de drogas em São Paulo

A Polícia Federal no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, deflagrou na manhã desta quinta-feira (18/9) a Operação Rota X9, que tem como objetivo desarticular um grupo criminoso envolvido no tráfico de drogas por meio de ingestão e introdução de cápsulas de cocaína no corpo das chamadas mulas do tráfico. A ação foi deflagrada com base em investigações iniciadas após a prisão de uma dessas mulas em julho deste ano, no mesmo aeroporto.

A Operação Rota X9 cumpre mandados de prisão temporária (MPT) e de busca e apreensão (MBA) na capital paulista. O foco da operação é prender os aliciadores, operacionalizadores e financiadores da prática criminosa, além de identificar outros integrantes do grupo.

A investigação teve início com a prisão de um passageiro que transportava mais de um quilo de cocaína em cápsulas que ele havia engolido. O destino da droga era a França. Essa modalidade de tráfico tem recebido atenção especial da Polícia Federal devido ao alto risco de morte para os transportadores, ao risco para a segurança do transporte aéreo e à sobrecarga nos hospitais públicos, já que as pessoas que ingerem as cápsulas precisam de atendimento médico, para expelir com segurança a droga que está em seu sistema digestivo.

A PF reforça o alerta sobre essa perigosa prática, que tem se intensificado. Em 2024, a PF registrou um recorde de 174 prisões por esse tipo de crime no Aeroporto de Guarulhos. Em 2025, de janeiro a setembro, o número já atingiu a marca de 170 prisões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *