Hemoam adota teste de anemia sem furar o dedo
A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) passou a utilizar um novo equipamento para aferir a hemoglobina dos doadores de sangue antes da coleta, sem precisar perfurar o dedo. São quatro hemoglobinômetros que fazem a leitura de forma não invasiva, utilizando um sensor óptico que dispensa o tradicional furo. Essa técnica é indolor e oferece mais segurança e conforto ao doador.
A iniciativa também melhora o fluxo de atendimento: o teste pode ser realizado pelo mesmo profissional que conduz a entrevista clínica, eliminando a necessidade de uma triagem prévia separada.
Segundo a diretora-presidente da instituição, Socorro Sampaio, a adoção dos novos equipamentos está alinhada à tendência nacional de modernização dos processos nos hemocentros, com foco em uma experiência cada vez mais humanizada para os doadores.
O treinamento dos funcionários está sendo realizado entre os dias 1º e 4 de setembro, com a consultora técnica Sachie Terimo. A expectativa é que os dispositivos comecem a operar na triagem de doadores a partir do dia 8 de setembro. Os recursos para aquisição dos equipamentos — quase R$ 300 mil — foram obtidos por meio de emenda parlamentar.