Polícia

Chapolin do crime: Polícia desmonta esquema de furto em veículos na capital

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu dois homens investigados por uma série de furtos em veículos estacionados em shoppings, feiras e vias públicas de Manaus. Os suspeitos, identificados como Brayan Madeira Carvalho, 25, e Keven William Mota Soares, 27, utilizavam um dispositivo conhecido como “Chapolin” para desbloquear carros e roubar pertences. A dupla, com mais de 20 passagens pela polícia, foi apresentada em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (11/08) pelo 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

De acordo com o delegado Ivo Martins, titular do 19º DIP, os crimes ocorriam principalmente em estacionamentos de shoppings, feiras e áreas movimentadas da capital, causando prejuízos significativos às vítimas. O delegado relatou que a investigação começou há cerca de um ano, quando ainda atuava no 5º DIP, após um furto ocorrido na feira do bairro Santo Antônio. Após assumir o 19º DIP, novas denúncias surgiram, envolvendo furtos nos bairros Ponta Negra, Alvorada e em um shopping da zona centro-sul.

Arma e pertences roubados

O caso mais grave investigado aconteceu em 2 de abril de 2024, quando Brayan e outros comparsas furtaram uma pistola Taurus G2C, calibre 9mm, além de munições, carregadores, documentos e objetos pessoais de um veículo estacionado na feira do Santo Antônio. “Cada um desses infratores tem dezenas de Boletins de Ocorrência por furto qualificado, estelionato e outros crimes. Retirá-los de circulação traz mais segurança à população”, afirmou o delegado.

Operação e prisões

Brayan foi preso na sexta-feira (08/08) ao sair de casa e entrar em um carro. Ao ser abordado, tentou fugir, mas foi capturado pela equipe policial. Já Keven foi detido em uma unidade prisional onde já cumpria pena. Juntos, os dois acumulam mais de 20 passagens por crimes diversos.

“Foi uma prisão muito importante, que deve trazer mais tranquilidade à sociedade”, destacou Ivo Martins. Os detidos passarão por audiência de custódia e permanecerão à disposição da Justiça. O delegado ainda orientou motoristas a verificarem se os veículos estão devidamente trancados ao estacionar em locais públicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *