Amazonas

INSS leva agências flutuantes à Amazônia para orientar aposentados sobre descontos indevidos

A partir desta segunda-feira (25), aposentados e pensionistas que vivem em regiões de difícil acesso na Amazônia poderão se informar e se defender caso tenham sofrido descontos irregulares em seus benefícios do INSS. A iniciativa — chamada PREVBarco — transforma embarcações em verdadeiras agências móveis da Previdência Social. 

A operação usará cinco barcos nesta semana: três no Amazonas, atendendo 29 comunidades, e dois no Pará, com previsão de alcançar 39 localidades. Os nomes das embarcações são Vovó Jandira II, Manaós II, Vovô Alarico, Leon IV e Barão do Amazonas. 

Nos locais atendidos, os beneficiários poderão verificar se foram alvo de descontos indevidos, contestar de imediato e aderir ao processo de ressarcimento para reaver os valores cobrados erroneamente. 

Cada embarcação é tripulada por uma equipe de 10 servidores do INSS e do Ministério da Previdência Social — entre técnicos, assistentes sociais e peritos médicos — e tem capacidade para atender entre 150 e 200 pessoas por dia. 

O calendário completo com os locais de atendimento está disponível no site do INSS. Mais de 4 milhões de aposentados e pensionistas no país podem ter sofrido descontos indevidos — segundo dados do órgão. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *