Correios passam a atender aposentados para contestar descontos indevidos do INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em parceria com os Correios, iniciou no dia 30 de maio um atendimento presencial voltado a aposentados e pensionistas que desejam consultar ou contestar descontos indevidos lançados em seus benefícios .
O serviço está disponível em 4.730 agências dos Correios em todo o país e é destinado a beneficiários que têm dificuldade em acessar canais digitais ou preferem atendimento presencial . Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, e o ministro da Previdência, Wolney Queiroz, a iniciativa visa garantir que nenhum segurado seja prejudicado por cobranças não autorizadas .
Nos postos, os aposentados e pensionistas poderão:
- Verificar se houve desconto indevido;
- Solicitar contestação;
- Confirmar se autorizaram o desconto;
- Acompanhar o andamento em até 15 dias úteis;
- Analisar documentação apresentada por associações; e
- Receber atendimento com protocolo impresso, de forma gratuita, por equipes treinadas .
O atendimento segue protocolos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), com equipe preparada para manter a confidencialidade dos beneficiários . Além disso, para cidades sem agência habilitada, estão previstas ações itinerantes e mutirões .
Dados do INSS mostram que quase 2 milhões de beneficiários já manifestaram interesse em contestar cobranças suspeitas. Em São Paulo, por exemplo, cerca de 1,9 milhão de pessoas apontaram descontos indevidos — apenas 40 mil reconheceram a cobrança .