Brasil

Investigação Revela Desvio de Doações por Integrantes da Defesa Civil no RS

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) deflagrou uma operação para investigar integrantes da Defesa Civil de Eldorado do Sul. A denúncia aponta que doações destinadas às vítimas de enchentes estavam sendo desviadas. O objetivo, segundo o MP, era beneficiar futuros eleitores dos investigados por meio de compra de votos.

Nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos no município, que foi um dos mais atingidos pelas enchentes no estado. Três integrantes da Defesa Civil foram alvo da ação, e pelo menos dois deles seriam pré-candidatos nas eleições deste ano. Os mandados foram executados nas casas dos suspeitos, na sede da prefeitura e em depósitos da cidade. Durante a operação, foram apreendidos celulares, documentos, dinheiro e outros itens.

A promotora Maristela Schneider afirmou que as doações desviadas seriam entregues a futuros eleitores dos suspeitos. O MP não divulgou os nomes dos envolvidos, mas a prefeitura informou que os agentes públicos foram temporariamente afastados de suas funções para garantir a transparência do processo investigativo.

Além disso, o MP determinou que o Exército Brasileiro assuma a entrega de doações às vítimas da enchente. Eldorado do Sul, banhada pelo Rio Jacuí e pelo Lago Guaíba, teve sua área urbana totalmente alagada após as enchentes, resultando em 169 mortes no estado, sendo sete delas na cidade.

A operação foi liderada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MP, com a participação dos promotores André Dal Molin, Fernando Sgarbossa, Rafael Ricardi e Plínio Dutra. A prefeitura de Eldorado do Sul também emitiu uma nota esclarecendo a situação e afirmando que os servidores afastados da Defesa Civil podem continuar atuando em outras funções públicas nas demais áreas do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *