Estudante de Medicina aprovado no Enem é alvo de investigação da PF por fraude
Um estudante que ingressou no curso de Medicina da UEPA após suspeitas de fraude no Enem 2022 se tornou alvo da Operação Passe Livre III da Polícia Federal nesta terça-feira, 21. A investigação aponta que o candidato teria sido aprovado após seu irmão realizar a prova em seu lugar. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido na residência do suspeito, onde um celular foi apreendido após tentativa de descarte pela janela do banheiro ao perceber a chegada da polícia. As investigações estão em andamento.
O investigado já estava sob os holofotes da PF desde a Operação Passe Livre I, na qual foi identificado como aprovado de forma fraudulenta no Enem 2022. Na ocasião, ele passou em Medicina na Uepa, enquanto seu irmão, que realizou a prova no seu lugar, foi ilegitimamente aprovado em Engenharia na Unifesspa. A descoberta veio após análise de documentos eletrônicos apreendidos na primeira fase da operação em fevereiro.
Nas fases anteriores da operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão, porém sem prisões. Em uma das etapas, um dos investigados foi detido preventivamente, sendo posteriormente liberado sob fiança.
Se confirmada a fraude, os envolvidos podem responder por diversos crimes, incluindo falsidade ideológica, uso de documento falso e estelionato, com agravante de aumento de pena.