Brasil

Mulher que pichou ‘Perdeu, mané’ em estátua no STF pede perdão e chora em depoimento

A cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, de 39 anos, pediu perdão em depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF) por ter pichado com batom a estátua “A Justiça”, localizada em frente à Corte, durante os atos de 8 de janeiro de 2023. Ela afirmou que não tinha conhecimento do valor simbólico e financeiro do monumento e que agiu no “calor do momento” ao atender ao pedido de um desconhecido para concluir a frase “Perdeu, mané” na estátua.

Débora relatou que viajou a Brasília em 7 de janeiro de 2023, com a intenção de participar de uma manifestação pacífica. No dia seguinte, enquanto tirava fotos na Praça dos Três Poderes, um homem que ela não conhecia solicitou sua ajuda para escrever na estátua, alegando ter a letra feia. Ela então completou a pichação com a frase dita anteriormente pelo ministro Luís Roberto Barroso.

Em seu depoimento, concedido em novembro de 2024 e tornado público recentemente pelo ministro Alexandre de Moraes, Débora expressou arrependimento:

“Eu queria pedir perdão para o Estado Democrático de Direito. Estar aqui me fez refletir sobre muita coisa. O país depende de hierarquias que precisam ser respeitadas. O Estado foi ferido com meu ato. Foi isolado, não pretendo repetir.”

Débora está presa desde março de 2023 e é acusada pela Procuradoria-Geral da República de aderir a um movimento golpista para impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. A Primeira Turma do STF iniciou recentemente o julgamento do caso, com o ministro Alexandre de Moraes votando pela condenação a 14 anos de prisão. O julgamento foi suspenso após o ministro Luiz Fux pedir mais tempo para analisar o processo.

Além do depoimento, Débora enviou uma carta ao ministro Alexandre de Moraes, na qual reforça seu pedido de desculpas e afirma sentir vergonha pelo ato cometido. Ela destaca que não invadiu os prédios dos Três Poderes e repudia os atos de vandalismo ocorridos naquela data.

Para mais detalhes, é possível assistir ao depoimento de Débora Rodrigues no vídeo abaixo:

Veja depoimento da mulher que pichou “Perdeu, mané” em estátua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *