Sinetram suspende pagamento em dinheiro nos terminais e 14 linhas de ônibus em Manaus
O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram) informou que, a partir de 23 de junho, não será mais aceito pagamento em dinheiro nos terminais e estações de ônibus de Manaus, além de 14 linhas específicas .
A decisão faz parte de um processo de digitalização do sistema de transporte público, em cumprimento a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Amazonas, visando aumentar a segurança, reduzir assaltos e facilitar o controle de acesso .
O acesso aos terminais será permitido exclusivamente por meios eletrônicos, incluindo:
- Cartão PassaFácil
- QR Code via app “Cadê Meu Ônibus Recarga”
- Pagamentos por aproximação (EMV) com cartão bancário .
As 14 linhas que também seguirão o modelo digital são: 616, 125, 672, 300, 019, 690, 605, 623, 042, 209, 102, 625, 708 e A407 — escolhidas por apresentarem baixo uso de dinheiro em espécie .
Para facilitar a transição, o Sinetram ampliou os pontos de emissão do Cartão PassaFácil (sem necessidade de agendamento), com atendimento disponível na sede (Av. Constantino Nery), Shopping Phelippe Daou, Terminal 7 e demais terminais de integração, de segunda a sexta-feira . Também é possível solicitá-lo online via Telegram (@sindy_sinetram_bot) .
A medida também inclui instalação de terminais de autoatendimento em todas as estações, com opções de recarga por débito, crédito, Pix e dinheiro apenas para recarga, a circulação em ônibus com pagamento em espécie será descontinuada a partir da data informada .