Tragédia no Rio Negro: Incêndio em Embarcação Deixa Vítimas e Desaparecidos
Na madrugada deste sábado (27), um incêndio devastador atingiu a embarcação recreio Comandante Souza III, no rio Negro, próximo à comunidade Santa Maria, nas proximidades do arquipélago de Anavilhanas. O incidente resultou em um cenário de desespero e incerteza para muitas famílias.
Ana Souza Gonçalves, esposa de uma das vítimas, João Bosco Souza, de 54 anos, compartilhou sua angústia ao não receber notícias do marido. “A última embarcação que eu tinha esperança de ele estar, ele não veio e agora não tenho nenhuma informação, não sei se ele está em algum hospital ou se está desaparecido”, relatou Ana, que teve o último contato com João na noite anterior ao acidente.
O incêndio mobilizou equipes de resgate que conseguiram salvar 59 pessoas, mas ainda há desaparecidos. Cesário Firmino, outro familiar presente no local, aguardava notícias de seus entes queridos. “Quatro das cinco pessoas da minha família estão em hospitais com ferimentos leves, mas uma delas, conhecida como ‘Zita’, ainda não deu notícias”, lamentou Firmino.
As vítimas foram encaminhadas para diversos hospitais em Manaus, incluindo o Hospital 28 de Agosto e o Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informou que 25 pessoas foram atendidas em unidades de saúde, com casos variando de escoriações leves a queimaduras mais graves.
A Secretaria de Comunicação do Governo do Estado (Secom) emitiu uma nota, confira;
Na madrugada deste sábado, (27/07), a embarcação Comandante Souza, que saiu de Manaus com destino ao município Santa Isabel do Rio Negro, pegou fogo nas proximidades da Comunidade Santa Maria, a 40 minutos de Manaus. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Polícia Militar do Amazonas (PMAM) foram acionadas e imediatamente iniciaram o resgate dos passageiros. Até o final desta manhã, 59 pessoas haviam sido resgatadas e as equipes seguem nas buscas por desaparecidos.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), 25 pessoas foram encaminhadas para unidades de saúde de Manaus. Oito pessoas deram entrada no Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto. Apenas um apresentou queimaduras no corpo e os outros sete tiveram escoriações de leve a moderado. Desses, um paciente já recebeu alta médica.
Dez pacientes deram entrada no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Joventina Dias, sendo apenas um com queimaduras leves em uma das pernas. Seis deles já receberam alta médica.
Outros três pacientes foram levados para o Hospital e Pronto Socorro João Lúcio. Uma paciente necessitou de intervenção cirúrgica devido a um trauma no punho. Outros dois pacientes estão em observação, com quadro de saúde estável. Outra vítima do incêndio foi encaminhada para o SPA São Raimundo.
Três crianças, com idades entre seis e oito anos, deram entrada no Hospital e Pronto Socorro da Criança Zona Oeste. Uma delas já recebeu alta médica e as demais seguem internadas, estáveis, apenas com ferimentos leves.
Uma vítima foi socorrida no local do acidente e chegou a ser encaminha a uma unidade de saúde, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu antes de chegar a unidade. O corpo está no Instituto Médico Legal (IML).
As equipes de regate seguem trabalhando no local do incêndio.