Educação

SBGames 2024: Atividades vão de workshop para estudantes do Ensino Básico a concurso de jogos nacionais

Principal evento de jogos e entretenimento digital do Brasil será realizado na EST/UEA a partir de 30 de setembro; inscrições estão abertas

O Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2024), sediado na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), terá dez atividades que incluem workshops para estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, e um concurso de jogos nacionais. A 23ª edição do principal evento nacional do segmento será entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro, e tem inscrições abertas no site sbgames.org/sbgames2024.

Realizado em Manaus pela primeira vez em 20 anos, o simpósio é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) com organização do Governo do Amazonas, por meio da UEA. Entre os destaques da programação está o 23º Festival de Jogos SBGames 2024, o mais tradicional concurso da produção nacional de jogos digitais, onde desenvolvedores poderão expor seus trabalhos e interagir com o público.

Os jogos inscritos no concurso ficarão expostos durante os quatro dias do evento, e os vencedores serão divulgados no dia 2 de outubro. Este ano, são 16 categorias, incluindo melhor jogo, divididas entre profissionais e estudantes. O concurso inclui games digitais e analógicos (não-digitais), tanto de entretenimento quanto os classificados como “serious”, criados com o objetivo de oferecer algum impacto social.

Segundo o reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, as atividades serão de fundamental importância para a troca de conhecimentos na área dos jogos digitais entre especialistas e público em geral. “Precisamos incentivar o interesse dos jovens e adolescentes no ingresso ao ensino superior. Chamar a atenção dos alunos para a relevância deste mercado é investir no futuro da nossa sociedade como um todo. Pessoas de todo o Brasil e do exterior virão à UEA ver, de perto, o que produzimos na universidade. Isso é motivo de muito orgulho”, diz.

Destinado a estudantes universitários e dos ensinos Fundamental e Médio, o workshop de games MÁGICA terá sua nona edição realizada no SBGames 2024. A atividade busca promover o contato inicial e a aproximação dos jovens da graduação e da Educação Básica com especialistas do segmento de jogos e entretenimento digital.

De acordo com o diretor da EST/UEA, Prof. Dr. Jucimar Maia Júnior, trazer o SBGames para Manaus incentiva a entrada de novas pessoas e a descoberta de novos talentos no Amazonas para o mercado promissor dos jogos eletrônicos, que acaba de ganhar um marco legal no Brasil e que movimentou cerca de US$ 183,9 bilhões mundialmente no ano passado.

“O que a gente faz aqui na Escola Superior de Tecnologia é, principalmente, gerar oportunidades para que nossos alunos consigam posições de destaque no mercado de alta tecnologia. E esse mercado de jogos e entretenimento digital, que já gera em torno de US$ 200 bilhões no mundo, é algo que está começando a crescer no Brasil e quem entrar nisso agora vai se beneficiar”, ressalta.

Mais atividades

Outro destaque é o Festival de Artes, que terá mais de 50 obras em formato de imagem, vídeo e áudio em exibição para o público presente. Os trabalhos concorrem em sete categorias, que irão premiar as melhores concepções artísticas de jogos digitais e de tabuleiro, experimentações artísticas com uso de Inteligência Artificial, trailers, trilhas sonoras e vozes/dublagens compostas para jogos, entre outros.

Haverá, também, o Workshop de Grupos de Pesquisa em Jogos e Entretenimento Digital (WGP-Jogos), reunindo grupos de pesquisa para debater o papel dos mesmos no fomento à área de jogos e entretenimento digital. No primeiro dia, a atividade terá quatro encontros com oficinas, mesas redondas e apresentação dos 25 artigos científicos aceitos neste ano.

Ao longo dos quatro dias do SBGames 2024, será promovido o 3º Fórum de Esportes Eletrônicos, um espaço dedicado a discutir esse ecossistema, com palestras e mesas redondas, além de pesquisas da área, jogadores, equipe técnica, times, organizações, criadores de conteúdo, transmissão e espectadores. Este ano, a programação é inteiramente online.

No Concurso de Teses e Dissertações (CTDGames), serão divulgadas as melhores teses de Doutorado e dissertações de Mestrado na área de jogos digitais, jogos analógicos, jogos ciber-físicos e entretenimento digital. A atividade irá premiar os melhores trabalhos acadêmicos defendidos em todo o país no ano de 2023.

A programação do SBGames 2024 conta, ainda, com apresentação de livros e e-books; tutoriais para troca de experiências entre profissionais, pesquisadores e comunidade; palestras com cientistas do Brasil e do exterior; e o Fórum de Ensino de Jogos Digitais, já realizado de forma online.

O Simpósio

Promovido pela SBC e organizado pela UEA, o SBGames 2024 tem o patrocínio do Instituto SiDi, Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia, Instituto de Pesquisas Eldorado, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Governo Federal, e empresa Tutiplast.

O evento tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam); Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti); Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa; Instituto Federal do Amazonas (Ifam); Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa); Centro Universitário Fametro; Ludus Lab; Federação Amazonense de E-Sports (Faesp); e Grupo Solar, através das marcas Coca-Cola, Fanta, Crystal Purificada e Monster Energy.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *