CIF fiscaliza bares e ‘adegas’ nas zonas centro-sul e oeste de Manaus
Seis estabelecimentos foram fiscalizados, entre a noite de sexta-feira (13/06) e madrugada deste sábado (14/06), durante a Central Integrada de Fiscalização (CIF) em bares e “adegas”. A ação, que foi deflagrada nas zonas centro-sul e centro-oeste, autuou dois locais por irregularidades. De forma integrada, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), a CIF é realizada com a participação de órgãos do Governo do Amazonas, da Prefeitura de Manaus, Juizado da Infância e Juventude Infracional (JIJI) e Amazonas Energia.
“O objetivo da CIF é uma medida da SSP-AM, que reúne diversos órgãos da administração pública. E tem o propósito de fiscalizar bares, restaurantes, adegas, verificar a regularidade estrutural, verificar a presença de menores e reprimir possíveis ilícitos que possam estar ocorrendo”, disse o delegado Marcos arruda, do 11ª Distrito Integrado de Polícia (DIP).
O Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM) autuou um estabelecimento, no bairro Flores, por não possuir os documentos obrigatórios; e, no bairro Aleixo, uma casa de festas foi autuada após verificar que o sistema de alarme contra incêndios estava inoperante e a porta de saída com problemas na trava.
Integração
A dona de casa Sarah Araújo, 26, é mãe de dois filhos e conta que as entregas do Governo do Amazonas vão suprir as necessidades da família, que encontra dificuldade de locomoção pelas ruas alagadas. Ela também agradeceu por toda comunidade pela ajuda recebida.
“A cesta vai ajudar porque não vai ser preciso estarmos indo em comércio e nem mandando as crianças, por conta da enchente. Eu acho ótimo porque vai estar ajudando não só eu, mas muitas outras pessoas. Eu quero agradecer em nome de todos da nossa rua ao governador, por estar nos dando essa ajuda”, disse a moradora.
Educação
Em Anamã, os alunos seguem com o calendário do “Aula em Casa”. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar. Até o momento, 151 alunos da Escola Estadual Jesuína Regis foram impactados pela cheia no município.
Em todo o Amazonas, 443 alunos foram impactados pela cheia dos rios em quatro municípios: Anamã, Itacoatiara, Novo Aripuanã e Uarini.
Operação Cheia
A operação integrada contou com a participação das Forças de Segurança do Amazonas, órgãos estaduais, municipais e empresas privadas. Participaram das ações agentes da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM); das polícias Militar (PMAM) e Civil (PC-AM); Corpo de Bombeiros Militar (CBMAM); Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc); Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP); Juizado da Infância e Juventude Infracional (Jiji); Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas); Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef); Visa Manaus; Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU); Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc); Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e Amazonas Energia.