Filho tentou empréstimo com idoso já morto em cadeira de rodas, afirma polícia
Um homem de 42 anos foi detido no sábado (7) em Manaus, após ser flagrado empurrando a cadeira de rodas do pai, um idoso de 77 anos que já estava sem vida, pelas ruas do Centro, segundo a Polícia Civil do Amazonas .
De acordo com a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), o suspeito identificado como Rômulo Alves da Costa planejava ir até uma agência bancária para tentar um empréstimo em nome do pai. Ele alegou estar desempregado e disse que pretendia usar o valor para comprar alimentos e itens de higiene .
Populares desconfiaram da cena, pois o idoso permanecia imóvel na cadeira, e acionaram a 24ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom). O Samu confirmou o óbito no local, e o IML foi chamado para perícia, onde foi constatada rigidez cadavérica, embora sem precisar o horário exato da morte .
O delegado Alessandro Albino, do Departamento de Polícia Metropolitana, afirmou que somente com os laudos periciais será possível determinar se ele já sabia que o pai estava morto e se houve crime, como vilipêndio de cadáver ou tentativa de estelionato .
Também foi informado que o idoso tinha condições de saúde graves, era hipertenso, diabético e usava bolsa de colostomia, o que pode explicar feridas observadas no corpo. No entanto, isso será confirmado oficialmente pelo IML .
Até o momento, não há indícios claros de maus-tratos. A Polícia Civil aguarda os resultados dos laudos para definir se o suspeito responderá por vilipêndio, estelionato, omissão de socorro ou homicídio .