PF apreende drogas e prende nove pessoas no Aeroporto de Guarulhos
A Polícia Federal cumpriu três mandados de prisão e efetuou outras seis prisões em flagrante por tráfico internacional de drogas, em ações realizadas entre os dias 26 e 28 de setembro. As operações resultaram na apreensão de cocaína e maconha, incluindo casos de transporte de entorpecentes no interior do corpo.
Por meio de alertas dos sistemas de checagem da PF, foram presos três procurados pela Justiça dos estados de Goiás, Maranhão e São Paulo. Os detidos foram encaminhados aos respectivos presídios estaduais.
Em fiscalizações de rotina, uma passageira brasileira foi flagrada tentando embarcar para Paris transportando dois quilos de cocaína no corpo, enquanto uma cidadã estrangeira foi presa com três quilos de cocaína escondidos em fundo falso de sua bagagem, que seria levada ao Camboja. Ambas foram apresentadas à Justiça Federal.
Durante outra fiscalização, um passageiro procedente de Bogotá foi flagrado portando maconha e conduzido à delegacia da PF para os procedimentos cabíveis.
Ainda em ações distintas, quatro passageiros, todos com destino a Paris, confessaram ter ingerido cápsulas de cocaína. Devido ao risco à vida, eles foram conduzidos a hospital da região, onde permanecem sob custódia da Polícia Penal do Estado de São Paulo até a conclusão do procedimento médico, após o qual serão apresentados à Justiça Federal.
A Polícia Federal destaca os graves riscos à saúde e à vida decorrentes do transporte de drogas no interior do corpo, prática ilícita que pode causar morte em caso de rompimento do invólucro, além de comprometer a segurança do transporte aéreo. Somente em 2025, até 29 de setembro, já foram apreendidas mais de 3 toneladas de drogas no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, com 381 prisões, números que superam os totais anuais históricos.