Atlas Intel não inclui Roberto Cidade em pesquisa de intenções de voto
Um levantamento de intenções de voto realizado pela Atlas Intel, divulgado nesta quinta-feira (26), gerou controvérsias ao não incluir o candidato à Prefeitura de Manaus, Roberto Cidade (União Brasil), nas opções do segundo turno. O questionário não ofereceu espaço para o público escolher Cidade nas intenções de voto e também o deixou de fora em perguntas sobre planejamento de campanha e preparação para o mandato.
Avaliado em R$ 35 mil, o estudo está registrado sob o número AM-02999/2024 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Embora o nome de Cidade apareça entre os candidatos no primeiro turno, ele não é mencionado nas perguntas subsequentes. Os candidatos listados para o segundo turno incluem David Almeida (Avante), Capitão Alberto Neto (PL) e Amom Mandel (Cidadania).
Além disso, nas perguntas sobre a capacidade de gestão, Cidade não foi considerado entre os candidatos mais preparados para tratar de temas como limpeza urbana, obras públicas e meio ambiente. A íntegra do questionário, consultada pela CENARIUM, confirma a ausência do nome de Cidade em várias etapas do levantamento, que também foi utilizado em plataformas digitais.
Pesquisas Anteriores
Um levantamento anterior da Atlas Intel, realizado em julho, indicou um empate triplo entre David Almeida, Capitão Alberto Neto e Amom Mandel, com Roberto Cidade na quinta posição nas intenções de voto. Em contrapartida, outra pesquisa divulgada por uma empresa diferente nesta terça-feira (24) mostrou Cidade com 21,5% das intenções, enfrentando Almeida, que registrou 31,2%.
Além disso, uma pesquisa da Projeta, realizada em 20 de setembro, revelou que enquanto Almeida teve uma queda de 2,5%, Cidade cresceu 7%. Na última pesquisa da Projeta, Cidade apareceu com 22,67% das intenções, contra 29,96% de Almeida.
A CENARIUM tentou contato com a Atlas Intel, mas não obteve resposta até o momento.
As informações são da CENARIUM.