Organização da motociata com Jair Bolsonaro em Manaus oferece pagamento a participantes
Prints de conversas obtidos pela revista Cenarium revelam que a organização da motociata com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Manaus, marcada para sábado, 28, promete pagar R$ 100 aos motociclistas que participarem do evento. O ex-mandatário estará na capital amazonense para apoiar a campanha do capitão Alberto Neto (PL).
De acordo com as mensagens, os organizadores farão o pagamento ao final do evento, que terá concentração em frente à loja Havan, na Avenida Governador José Lindoso, com destino ao Sambódromo. Os motociclistas devem chegar uma hora antes para assinar a lista de presença. A coordenação está a cargo de Felipe Araújo, que solicita informações dos participantes, como nome completo e placa da motocicleta.
Possibilidade de Crime Eleitoral
Especialistas em direito eleitoral alertam que, se houver troca explícita de favores, como “minha gasolina, seu voto”, isso pode configurar crime eleitoral. O advogado Anderson Fonseca destacou que a Justiça pode considerar essa prática como abuso de poder econômico, levando à cassação de candidaturas. O presidente do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção, Carlos Santiago, reforçou que a compra de votos é uma violação grave.
O candidato a vereador pelo PT, delegado João Tayah, também planeja acionar o Ministério Público Eleitoral (MPE) com base nos prints que recebeu.
Jair Bolsonaro tem promovido motociatas em várias regiões do Brasil, mesmo sem ser candidato, em apoio a candidatos do PL. Ele já participou de eventos semelhantes em estados como Paraná e São Paulo.
As informações contidas nesta matéria foram obtidas e apuradas pela Revista Cenarium