Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam em Manaus
Aumento de Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Manaus
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) têm aumentado nos últimos meses em Manaus. Somente no mês de abril deste ano, foram registrados 3.626 atendimentos por síndromes gripais em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital.
Comparando com o mês de março deste ano, que teve 2.563 atendimentos, houve um aumento percentual de 41,47%. Em relação ao mesmo período do ano passado (abril de 2023), quando foram registrados 1.775 atendimentos, os números mais que dobraram.
Principais Causas e Fatores Contribuintes
Em abril, do total de casos de Síndromes Respiratórias (SR), 54,9% foram causados pelo vírus sincicial e 20,8% pela influenza A. O aumento de casos já era esperado pelas equipes de saúde devido a diversos fatores:
- Baixa Procura pela Vacina: A procura pela vacina está extremamente baixa na região, especialmente em Manaus. Isso contribui para o aumento das síndromes respiratórias.
- Período de Chuvas Constantes: O atual período com chuvas frequentes favorece a disseminação de vírus respiratórios.
- Esquema Vacinal Incompleto: Cerca de 60% das pessoas internadas em estado grave não completaram o esquema vacinal.
Medidas Preventivas
- Uso de Máscara: Pessoas com sintomas gripais devem usar máscaras em locais fechados para evitar a propagação do vírus.
- Vacinação: A vacina contra a Influenza é fundamental para reduzir o risco de agravamento de resfriados, internações e até mortes. Ela está disponível em 171 salas de vacinação em postos de saúde da capital para todas as pessoas acima de 6 meses de idade. Basta levar um documento de identificação com foto e a caderneta de vacinação.