Ex-governador peruano foragido é preso no interior do Amazonas
O médico e ex-governador peruano Luís Gullermo Hidalgo Okimura, de 71 anos, foi preso nesta quinta-feira (24) pela polícia no município de Pauini, no interior do Amazonas. Foragido de seu país de origem, Luís é acusado de envolvimento em organização criminosa, corrupção passiva e tráfico de influência, crimes que teriam ocorrido durante seu mandato como governador de uma província no Peru.
Em dezembro de 2022, ele já havia sido preso pela Polícia Federal no Acre e ficou detido no Complexo Penitenciário de Rio Branco, mas conseguiu fugir, sendo considerado foragido desde então. O nome de Luís constava na lista de difusão vermelha da Interpol, que alerta autoridades globais sobre fugitivos de alta periculosidade.
O mandado de prisão contra ele foi emitido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Após receber informações de que Luís estava escondido no município amazonense de Pauini, a Polícia Federal acionou agentes da 63ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), que localizaram o ex-governador em uma casa no bairro São Francisco e efetuaram sua prisão.
Luís Gullermo Hidalgo Okimura deve ser transferido para uma unidade federal, onde aguardará os próximos trâmites de extradição para o Peru, onde enfrentará a justiça por suas acusações.