Justiça decreta prisão preventiva de influencer que atropelou e matou personal em Manaus
Um juiz da 10ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) decretou, nesta terça-feira (17), a prisão preventiva de Rosa Iberê Tavares Dantas, influencer acusada de atropelar e causar a morte do personal trainer Talis Roque da Silva, de 31 anos, durante um acidente em 31 de agosto de 2023, na Rua Pará, no bairro Vieiralves, zona Centro-Sul de Manaus .
A decisão incluiu, ainda, o pedido de inclusão do nome da suspeita na lista internacional de foragidos da Interpol, dado que Rosa deixou o país em maio de 2024, embarcando para Paris, e atualmente afirma residir na Espanha . A Justiça baseou o decreto na incúria às medidas cautelares, descumpridas por mais de 30 dias, conforme o artigo 312 do Código de Processo Penal, e na falta de colaboração da ré com os trâmites judiciais .
Durante a audiência de instrução, Rosa foi ouvida apenas por videoconferência, indicando que estaria em território espanhol. A promotora, o assistente e uma testemunha compareceram à sessão presencialmente .
Além da prisão preventiva, a Justiça determinou o bloqueio de R$ 300 mil de suas contas bancárias — valor referente à multa pecuniária previamente imposta .
O processo judicial também segue por homicídio culposo na direção de veículo automotor, que se caracteriza por condutas como imprudência e negligência ao volante . A próxima audiência está marcada para 19 de agosto de 2025, às 10h30, onde o caso avançará para a fase de instrução e oitiva de testemunhas .